Circuito MTB de Favelas: Marta Almeida e Robson Aloisio sobem no lugar mais alto do pódio no XC Morr

Neste domingo (27), o Morro da Mangueirinha, localizado em Dique de Caxias( RJ), recebeu pela primeira vez o Circuito MTB de Favelas, competição promovida pela secretaria de Esporte e Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. A prova acontece em diversas comunidades pacificadas, com objetivo de incentivar a prática de esporte nessas regiões.



A etapa contou com atletas consagrados da modalidade, que se aventuraram por subidas íngremes, descidas com obstáculos e aproximadamente 80% da provas em vias pavimentadas, becos, escadas, com uma dose de adrenalina em cinco voltas( Masculino) e 2 voltas(Feminino) de 4,5 km cada. Destaque para o juiz-forano Robson Aloisio, o Robinho, (Audax Bike Team/Guma Construtora/ Mister Tugas/Açotel/ ERT/ Move It), campeão do Ibitipoca Trip Trail(IBTT) 2014, que conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria sub 45 e faturou a premiação de R$800, 00 (oitocentos reais). “O XC de Favelas resgata o Mountain Bike das antigas, disputado em trilhas comuns sem preparo prévio pra competições. Com isso, passamos por vielas, escadarias, ruas pavimentadas e de terra, sempre com um contato humano muito grande entre o esporte e a comunidade.


Já no feminino, a atleta de Barbacena, Marta Almeida, vice-campeã de Ibitipoca 2014, se consagrou a grande campeã da Elite Feminino, Marta também havia vencido a etapa do Morro do Borel. Com a vitória, a atleta ganhou a premiação de R$1200,00( mil e duzentos reais). “A etapa da Comunidade da Mangueirinha foi um desafio a mais para mim, mas uma experiência única, pois tive que vencer o medo, a dor, o calor, venci a mim mesma. Fui sozinha desta vez e cheguei com medo, mas, passado algum tempo de treino, já estava me sentindo bem, e até protegida na comunidade.”




Marta também comentou a participação da comunidade, que interagiu durante toda a prova.” Fomos muito bem recepcionados pela comunidade. Quando passávamos pelos becos estreitos, recebíamos aplausos da comunidade, principalmente das crianças, encantadas com os bikers”, explicou. Em 2015 já foram disputadas três etapas, além de Mangueirinha, já foram realizadas Tucano e Borel restando apenas uma última etapa, que acontece no Morro do Alemão em novembro.



Destaque
Posts Recentes