Parque Estadual de Ibitipoca

 

 

O Parque Estadual do Ibitipoca, um dos mais visitados em Minas, ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, abrange os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca e é uma extensão da Serra da Mantiqueira. Criado em 1973 a unidade de conservação ocupa uma área de 1.488 hectares.

 

A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são alguns dos atrativos conhecidos do Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos com vistas inigualáveis. Animais como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó, espécies ameaçadas de extinção fazem parte da fauna do Parque, rica em diversidade.

 

As "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água que pende dos galhos das árvores, são marcantes na vegetação do Ibitipoca, provocando um belo efeito visual. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do Parque. São comuns na unidade orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias.

 

O Parque Estadual do Ibitipoca é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas  IEF. A visitação acontece de terça a domingo, das 7h às 18h. No período de férias escolares e em feriados, o parque abre também às segundas-feiras.

 

Contatos

E-mail: peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br

Telefone: (32) 3281-1101