Etapas MTB Challenger 

 

     O IBTT MTB Challenger contará com dois dias de desafio, e será dividido em duas etapas, além de contar com uma Rota de Cicloturismo, destinada aos iniciantes ou àqueles que optarem por um  menor percurso.

 

     No primeiro dia, os atletas precisarão de muita resistência para encarar a Rota do Macaco, caracterizada como a etapa de maior percurso do evento, com aproximadamente 50 km de pura superação técnica. Já no segundo dia, os ciclistas partem para  a Rota do Lobo em um trajeto que irá exigir bastante força dos participantes. Para os iniciantes, temos a opção Grand Turismo, uma Rota alternativa realizada no segundo dia do evento com toda a infra estrutura para atender grupos e amantes do cicloturismo sem dexiar de lado o espirito de aventura caracteritco do Ibitipoca Trip Trail.

 

    As rotas do IBTT MTB Challenger são traçadas mesclando passagens por campos abertos, mata fechada e alguns trechos urbanos em vias secundárias. Para tanto, é importante ressaltar que os inscritos devem respeitar as leis de trânsito em vigência e seguir as normas de segurança ao conduzirem as bicicletas, não excluindo a atenção com a preservação do meio ambiente e respeito à natureza.

 

    Todos os percursos serão devidamente sinalizados dentro das regras previstas pela UCI e seguem um regulamento particular  da modalidade homologado pela Federação Mineira de Ciclismo, que fiscaliza e chancela o evento. 

Rota do Macaco (XCP)

01 de Setembro 2018.

 

 Com aproximadamente 50 km de extensão, a Rota do Macaco tem como principais características a resistência e técnica, que são imprescindíveis na etapa mais longa do evento. Subidas fortes são marcas acentuadas desta competição, que tem o percurso traçado entre estradas secundárias, matas e terrenos irregulares e acidentados no entorno do Parque Estadual de Ibitipoca. Ainda na Rota do Macaco, serão cruzados trechos da Mata Atlântica e de reservas particulares.

 A Rota do Macaco é uma referência à parte do percurso que cruza a Mata Atlântica, habitat natural de diversas espécies de macacos que são típicos de regiões de floresta.

 

    Além da fauna abundante, riachos e nascentes também são comuns por este percurso, garantindo belos cenários à prova, com vegetação diversa que proporciona variados tipos de terrenos ao longo de toda a rota, onde as matas se revezam com pradarias e pedreiras.

    É nesse dia que são coroados os Rei e Rainha da Montanha, os atletas que vencerem o DESAFIO STRAVA ganham a famosa CAMISA DE BOLINHAS

Rota do Lobo (XCP)

02 de Setembro de 2018.

 

  A Rota do Lobo recebe este nome em decorrência da constante presença dos lobos guará nas proximidades dos campos e no alto das montanhas da região de Conceição de Ibitipoca. Caracterizada como uma prova curta com aproximadamente 35 km, a Rota do Lobo é marcada pelos single tracks, trilhas em campos e estradas secundárias. A grande variação altimétrica é um desafio a parte e proporciona fortes subidas, sem deixar de lado a habilidade dos bikers nos inúmeros single tracks e downhills, que irão garantir muita adrenalina na competição.

Grand Turismo

Cicloturismo - 02 de Setembro, domingo às 10h.

 

A rota  Grand Turismo é destinada ao cicloturismo, sendo uma versão reduzida da Rota do Lobo, porém sem perder suas características essenciais, chegando a ser um prólogo da rota oficial. Com trechos em menor grau de dificuldade, esta prova é destinada aos ciclistas que buscam uma aventura sob medida com aproximadamente 20km distribuido entre subidas fortes, trechos de single track e estradas secundárias e sempre acompanhado das belas paisagens da Serra de Ibitipoca MG.