O Evento

 

    

      O Ibitipoca Trip Trail (IBTT) é um evento organizado pela MVT Sports, seguindo os regulamentos e normas disciplinares da UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e da FMC (Federação Mineira de Ciclismo), que é realizado no aconchegante distrito da cidade de Lima Duarte, Ibitipoca, localizada na Zona da Mata Mineira. 

 

      Desde 2014 o evento acontece tradicionalmente no segundo semestre do ano entre os meses de Agosto e Setembro, e movimenta a pequena e charmosa vila de Conceição de Ibitipoca , MG, que por três dias recebe atletas e amantes do esporte de todo país para se aventurar pelas belas paisagens da Região da Serra.

 

Em sua primeira edição, em agosto de 2014, a prova reuniu cerca de 300 atletas, em dois dias de muita adrenalina nas trilhas que exigem força e resistência até mesmo dos ciclistas mais experientes. Entre os participantes, marcaram presença ciclistas iniciantes e atletas de renome do mountain bike nacional, como Roberta Stopa e Robson Aloísio, que se consagraram  campeões da prova. Já nos anos seguintes, o IBTT se firmou como um dos principais eventos esportivos da Região com participação de mais de 800 atletas entre as modalidades oferecidas. Para sua quinta edição, em 2018,  a expectativa não é diferente, grandes atletas já confirmaram presença para mais um ano de aventura por trilhas e caminhos ao redor do Parque Estadual de Ibitipoca MG.

Ibitipoca Trip Trail viva essa aventura!    

                     

  

O Trip Trail

 

     O Trip Trail é uma das modalidades do ciclismo de montanha que mais vem ganhando adeptos no decorrer dos últimos anos, correspondendo ao verdadeiro “espírito do mountain bike”. Quando realizadas em percursos mais longos, também podem levar o nome de Maratona, contabilizando cerca de dois a três dias até que se complete a prova.

 

     Trata-se de um esporte radical no qual o principal objetivo é percorrer terrenos acidentados e com diversas irregularidades, podendo reunir em uma única prova os segmentos do downhill e do cross country. Entre os principais benefícios da prática, está o aumento dos níveis de força e resistência.

 

     Para disputas desta modalidade, é necessário que o atleta esteja em plena forma física, de modo a não ter comprometidas a força e resistência necessárias para completar o desafio. Além disso, é primordial que os praticantes façam uso dos equipamentos de segurança necessários e respeitem as regras de trânsito no caso de travessias eventualmente realizadas em vias públicas.

 

     Através do Trip Trail, são possibilitadas sensações de liberdade extrema aos praticantes e contato direto com a natureza em seu estado mais puro, com doses máximas de adrenalina em meio aos percursos montanhosos, característica mais marcante desta modalidade. 

Trail Run

 

     Trail Run ou Corrida de Trilha (também conhecida como Cross Country ) é um esporte que consiste em correr “fora de pista”, por trilhas de montanha ou caminhos secundários, através de montanhas e colinas, cruzando riachos e rios, com subidas e descidas íngremes.

Se diferencia das corridas a pé e da caminhada tradicional, pelo fato de que ocorre em partes mais selvagens, muitas vezes em terreno montanhoso com declives acentuados, onde continuamente se sobe e desce, além do contato direto com a natureza.